baner

sexta-feira, 24 de junho de 2011

FAZENDO A MANUTENÇAO DO SEU FREIO

Fazendo manutenção em seus freios

O tipo de necessidade mais comum na manutenção de freios é a troca das pastilhas. As pastilhas do freio a disco normalmente têm uma peça de metal chamada indicador de desgaste.


Foto: cortesia de uma loja Autozone
Pastilha de freio a disco
Quando muito material de atrito está gasto, o indicador de desgaste vai contatar o disco e produzir um som agudo. Isso significa que é hora de pôr pastilhas novas.
Também há uma abertura para inspeção na pinça para que você possa ver quanto material de atrito resta nas pastilhas de freio.



A abertura para inspeção do freio a disco
Às vezes, aparecem riscos profundos nos discos do freio. Isso pode acontecer se uma pastilha de freio gasta demais é deixada por muito tempo no carro. Os discos do freio podem também perder sua planicidade. Se isto acontecer, os freios podem trepidar ou vibrar quando você freia. Os problemas podem ser resolvidos por retífica (também chamada de usinagem ou torneamento) dos discos. Um pouco de material de ambos os lados dos discos é removido para restaurar a lisura e a planicidade da superfície.
A retífica não é exigida cada vez que as pastilhas são substituídas. Você só precisa fazê-lo se as superfícies estiverem empenadas ou muito riscadas. Retificar os discos mais freqüentemente que o necessário reduzirá sua duração. Isto acontece porque o processo remove material dos discos de freio, que ficam mais finos a cada vez que são usinados. Todos os discos de freio têm uma especificação de espessura mínima permitida antes de precisarem ser substituídos. Esta especificação pode ser encontrada no manual da reparação de cada veículo.
Para mais informações sobre freios a disco e tópicos relacionados, veja os links na próxima página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário