Introdução
A maioria dos carros modernos tem freios a disco nas rodas dianteiras, podendo também ser encontrados nas rodas traseiras. Esta é a parte do sistema de freios que realmente faz o carro parar.Freio a disco |
Fundamentos do freio a disco
Eis a localização dos freios a disco em um carro:Localização dos freios a disco |
- As pastilhas de freio
- A pinça, que contém um pistão
- O disco, que é montado no cubo
Partes de um freio a disco |
Um carro em movimento tem uma certa quantidade de energia cinética e os freios têm que remover esta energia do carro para que possam fazê-lo parar. Como é que os freios fazem isso? Cada vez que você freia o carro, os freios convertem a energia cinética em calor, gerado pelo atrito entre as pastilhas e o disco. Por isso, na maioria dos freios a disco dos carros, os discos são ventilados.
Ventilação dos freios a disco |
Freios auto-ajustáveis
O freio a disco de pinça flutuante de um pistão é auto-centrante e auto-ajustável. A pinça é capaz de deslizar de um lado para o outro e se move para o centro cada vez que os freios são usados. Considerando ainda que não há mola para afastar as pastilhas do disco, elas sempre ficam em leve contato com ele (a vedação de borracha do pistão e qualquer empeno no disco podem afastar as pastilhas a uma pequena distância do disco). Isto é importante porque os pistões nos freios têm diâmetro muito maior do que os do cilindro-mestre. Se os pistões de freio se retraem para dentro dos seus cilindros, isso pode exigir diversas aplicações do pedal do freio para bombear fluido suficiente ao cilindro de freio, de modo que as pastilhas de freio readquiram contato com o disco.Auto-ajuste do freio de disco
Freios de estacionamento
Em carros com freios a disco nas quatro rodas, um freio de estacionamento tem de ser acionado por um mecanismo separado, em caso de falha total dos freios primários. A maior parte dos carros usa um cabo para ativar o freio de estacionamento.Freio a disco com freio de estacionamento |
Outros carros têm uma alavanca que gira um parafuso, ou ativa um ressalto, que pressiona o pistão do freio a disco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário