baner

sexta-feira, 24 de junho de 2011

COMO FUNCIONA O FREIO A DISCO

Introdução

A maioria dos carros modernos tem freios a disco nas rodas dianteiras, podendo também ser encontrados nas rodas traseiras. Esta é a parte do sistema de freios que realmente faz o carro parar.



Freio a disco
O tipo mais comum de freio a disco nos carros modernos é o de pinça flutuante de um pistão. Neste artigo, vamos aprender tudo sobre o desenho deste modelo de freio a disco.

Fundamentos do freio a disco

Eis a localização dos freios a disco em um carro:


Localização dos freios a disco
Os principais componentes de um freio a disco são:
  • As pastilhas de freio
  • pinça, que contém um pistão
  • O disco, que é montado no cubo



Partes de um freio a disco
O freio a disco é muito parecido com o freio de uma bicicleta. Os freios de uma bicicleta têm um pinça, que comprime as sapatas de freio contra o aro de roda. Em um freio a disco, as pastilhas de freio comprimem o disco, em vez da roda, e a força é transmitida hidraulicamente em vez de através de um cabo. O atrito entre as pastilhas e o disco reduzem a velocidade deste último.
Um carro em movimento tem uma certa quantidade de energia cinética e os freios têm que remover esta energia do carro para que possam fazê-lo parar. Como é que os freios fazem isso? Cada vez que você freia o carro, os  freios convertem a energia cinética em calor, gerado pelo atrito entre as pastilhas e o disco.  Por isso, na maioria dos freios a disco dos carros, os discos são ventilados.



Ventilação dos freios a disco
Os freios a disco ventilados têm um conjunto de palhetas, entre os dois lados do disco, que bombeiam o ar pelo interior do disco para prover o resfriamento.


Freios auto-ajustáveis

O freio a disco de pinça flutuante de um pistão é auto-centrante e auto-ajustável. A pinça é capaz de deslizar de um lado para o outro e se move para o centro cada vez que os freios são usados. Considerando ainda que não há mola para afastar as pastilhas do disco, elas sempre ficam em leve contato com ele (a vedação de borracha do pistão e qualquer empeno no disco podem afastar as pastilhas a uma pequena distância do disco). Isto é importante porque os pistões nos freios têm diâmetro muito maior do que os do cilindro-mestre. Se os pistões de freio se retraem para dentro dos seus cilindros, isso pode exigir diversas aplicações do pedal do freio para bombear fluido suficiente ao cilindro de freio, de modo que as pastilhas de freio readquiram contato com o disco.

Auto-ajuste do freio de disco
Os carros mais antigos tinham pinças com dois ou quatro pistões. Um pistão (ou dois) em cada lado do disco empurrava a pastilha naquela direção. Este sistema foi amplamente eliminado porque os carros projetados com apenas um pistão são mais baratos e mais duráveis.

Freios de estacionamento

Em carros com freios a disco nas quatro rodas, um freio de estacionamento tem de ser acionado por um mecanismo separado, em caso de falha total dos freios primários. A maior parte dos carros usa um cabo para ativar o freio de estacionamento.


Freio a disco com freio de estacionamento
Alguns carros com freios de disco nas quatro rodas têm um freio a tambor separado, integrado ao cubo das rodas traseiras. Este freio de tambor é apenas para o sistema de emergência do freio e é ativado  pelo cabo; ele não possui mecanismos hidráulicos.
Outros carros têm uma alavanca que gira um parafuso, ou ativa um ressalto, que pressiona o pistão do freio a disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário